COMO LIDAR COM OS SINTOMAS DA TPM?

Uma vez entendido que a síndrome pré-menstrual é devido a um desequilíbrio hormonal, será necessário agir sobre as múltiplas causas da TPM.

Portanto, para isso, não há uma única solução, teremos que agir globalmente. Você encontrará neste artigo todas as ações que você pode implementar em sua vida diária para finalmente derrotar os sintomas.

Alimentos: uma base essencial para o gerenciamento da TPM

A dieta é fundamental para gerenciar melhor seu equilíbrio hormonal. Se a sua dieta estiver desequilibrada, você estará em desequilíbrio hormonal. Portanto, seu corpo não pode estar em equilíbrio se sua dieta não estiver adaptada às necessidades do seu corpo.

Seu corpo precisa de macro e micronutrientes para funcionar corretamente. Deficiências em vitaminas, minerais ou oligoelementos, mas também em lipídios, por exemplo, podem ter um sério impacto em seus níveis de estrogênio e progesterona.

Um exemplo: para alcançar uma ovulação, seu corpo precisa de zinco, selênio, iodo ou vitamina D. Outro exemplo: se você fugir da gordura, seu corpo não terá gordura suficiente para produzir alguns de seus hormônios.

Porque o estrogênio e a progesterona são hormônios derivados do colesterol (e, portanto, feitos de gordura).

Portanto, se você tem uma dieta inflamatória (com muita carne, açúcares refinados, produtos ultraprocessados…), ela pode borrar as comunicações entre o cérebro e os ovários. Isso também terá um impacto direto na produção de estrogênio em seus ovários.

Por outro lado, se você tem uma dieta que causa picos de açúcar no sangue, isso aumentará sua produção de insulina. Essa situação perturba os ovários que podem começar a secretar muito estrogênio.

No entanto, se a sua dieta é “incrustante” (gorduras saturadas, açúcares refinados, etc.) e não respeita muito a flora hepática e intestinal, também afetará seu equilíbrio hormonal.

Gerenciamento emocional: outro pilar do equilíbrio hormonal

O estresse é um formidável disruptor do ciclo menstrual. Com seus múltiplos efeitos no eixo hipotálamo-hipófise-ovariano, inflamação, glicose no sangue e secreção de cortisol, ele por si só pode explicar grande parte da sua TPM.

Quando você estiver estressado, solicitará suas glândulas supra-renais.

Portanto, estas são duas pequenas glândulas localizadas logo acima dos rins e estão, em particular, na origem da secreção de adrenalina e do cortisol.

Desequilíbrio crônico de estresse pela secreção de cortisol, seu equilíbrio hormonal. Mas também pode levar à fadiga de suas glândulas supra-renais, cujos principais sinais são bastante semelhantes aos da TPM: depressão, irritabilidade, fadiga, desejos por açúcar, diminuição da libido… É por isso que é muito interessante verificar se suas manifestações atendem aos critérios da TPM e não são consequência da fadiga adrenal.

A aceitação ajuda a se acalmar

Compreender e levar em conta a realidade desta fase pré-menstrual é essencial. Seus hormônios são montanhas-russas, eles entrarão em colapso alguns dias antes da menstruação: sem dúvida, é normal que você seja pressionada!

Concorde em ouvir seu corpo e considere o que ele pede a você. Se você lutar constantemente contra ele em vez de agir com ele, você vai se esgotar e fortalecer ainda mais sua TPM.

Portando, você sente que vê que tudo está escuro, que você é um detector de problemas? Isso é normal! Não hesite em anotar suas ideias, suas observações. Você vai usá-las mais tarde, quando for o momento certo para agir.

Óleos essenciais que acalmam o estresse

Há muitas maneiras de gerenciar melhor seu estresse, também é uma ajuda valiosa em caso de estresse ou ansiedade. Aqui estão alguns óleos essenciais que permitirão que você passe por um período estressante com mais serenidade:

Óleo essencial de camomila romana (Chamaemelum nobile), com sua ação sobre ansiedade, ansiedade e seu lado sedativo. Você pode aplicar uma ou duas gotas em um lenço e respirá-lo. Contraindicado em caso de gravidez e para crianças.

O óleo essencial da Manjerona da Concha (Origanum majorana) por sua ação ansiolítica e calmante. Portanto, coloque uma gota em um tecido e inspire profundamente, 3 vezes ao dia, até melhorar. É necessário um intervalo de uma semana a cada 3 semanas. Não recomendado em caso de gravidez e para crianças.

Portanto, o óleo essencial de Neroli (Citrus aurentium var Amara) tem um efeito calmante e pode aumentar a libido.
Contraindicado em caso de gravidez e em crianças.

Elixires florais para amenizar a TPM

Para passar por essa fase com mais serenidade até que o equilíbrio hormonal seja restaurado, você também pode pensar em elixires florais. Eu particularmente gosto de:

Elixir Floral da Impaciência (Impatiens), para estar em paz apesar do tumulto, para se concentrar no essencial sem ser invadido pelo nervosismo. No entanto, 3 a 4 gotas dependendo do laboratório, 4 vezes ao dia sob a língua diretamente ou em um pouco de água.

Elixir floral Holly: para passar pelas fases da raiva, livre-se de sua agressividade. Então, 3 a 4 gotas, dependendo do laboratório, 4 vezes ao dia sob a língua diretamente ou em um pouco de água.

Sono de qualidade para aliviar a TPM

Para gerenciar melhor sua TPM, é necessário um sono reparador. Então, esta é a hora do seu dia em que seu corpo finalmente tem tempo para se limpar, para se reparar.

Por fim, se você não dormir o suficiente, suas glândulas supra-renais também não serão capazes de se regenerar, você terá menos resistência ao estresse, você tenderá a comer alimentos menos adequados e você será mais propensa à depressão…

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